Enquanto crescem estratégias de mídia social, cada vez mais as marcas abrem seus canais e a competição por atenção aumenta. Nasce também uma nova estratégia para anunciar na internet: Native Advertising. Mas, você sabe o que é Native Advertising e como funciona o modelo de publicidade nativa na internet? Confira o tema de hoje!
Também conhecido como Native Ads, o termo significa publicar artigos, postagens, histórias etc. pagas e identificadas como publicidade, no meio do conteúdo de um site ou rede social. Esse conteúdo é publicado no mesmo formato dos outros conteúdos da plataforma, ou seja, como se fosse mais uma postagem comum de usuário, só que identificada por uma palavra ou símbolo como conteúdo promovido.
Alguns editoriais apenas fomentam um conteúdo relevante, procurando gerar discussão e possível viralização nas mídias sociais, uma clara intenção de fortalecer o branding da empresa. Por outro lado, outros tipos de publicidade nativa oferecem uma chamada a ação (call-to-action) dentro do conteúdo, procurando gerar algo mais do que a simples exposição da marca. Assim, qual a principal diferença entre o tradicional marketing digital e a publicidade nativa? Ambos possuem o mesmo objetivo; porém, na publicidade nativa, a marca torna-se o editor. A partir daí ela pode informar, educar ou divertir. E utiliza para isso outros formatos além do texto, como o uso de vídeos.
O próprio Google utiliza muito bem esse formato de Native Ads, tanto no buscador, como no Gmail. Nesses canais, um anúncio é muito similar aos conteúdos que o usuário está costumado a ver, porém tratam-se de anúncios.
Native Ads no Gmail
Native Ads no Google
É possível fazer isso de diferentes formas, depende da plataforma. Nas mídias sociais, pode ser uma postagem comum que se paga para patrocinar, fazendo com que ela apareça para usuários que não seguem a marca, mas fazem parte do perfil do público-alvo. Cada canal tem formatos e políticas internas que determinam como são as postagens.
Native Ads em Redes Sociais
POR QUE INVESTIR EM NATIVE ADS?
A principal qualidade desse tipo de publicidade é sua alta taxa de aceitação pelo público. Sabemos que os consumidores estão se tornando cada vez mais hábeis em ignorar o oceano de informações, tanto em termos de conteúdo, e por isso é importante investir cada vez mais em formas de chamar atenção com títulos, conteúdos e imagens, como em termos de publicidade, que facilmente identificada, é facilmente não vista, ou pior, é vista como intrusiva e por isso, irritante.
Uma alternativa entre banners e links patrocinados, essa forma de publicidade aproveita a audiência de grandes canais para oferecer conteúdo com algum valor para seu prospect, em um local em que ele está acostumado a frequentar. Pode até lembrar um pouco o conhecido publi-editorial, ainda que um pouco mais camuflado.
Com isso, nós podemos concluir que os Native Ads são os melhores recursos para que você leve a atenção de seu leitor ao seu produto ou serviço sem que isso cause desconforto ou que o faça desistir de ler o seu conteúdo.
Gostou de saber sobre esta nova configuração? Aplique em seu negócio e conte para nós se seus resultados melhoraram! Qualquer dúvida, estamos à disposição! Caso precise de um suporte com relação a essa implementação, estaremos aqui para te ajudar!!