Vendas e marketing caminham lado a lado, de mãos bem dadas. Então, se você acha que a sua empresa já faz todas as ações de promoção possíveis, é hora de rever esse conceito, montar um bom plano de marketing e aumentar o faturamento!
A importância de se trabalhar o Marketing Digital em meio à Crise Econômica é cada vez mais acentuada devido aos indicadores que demonstraram leve melhoria no mês de fevereiro, principalmente na confiança e na intenção de consumo das famílias.
Nesse momento de instabilidade econômica o comum é vermos cortes nos orçamentos, redução no quadro de funcionários e nas verbas de Marketing. Porém, essas medidas podem afetar na geração de receita e a empresa corre o risco de retração, dando a oportunidade de seus concorrentes ganharem mais espaço no mercado em que atuam.
O Marketing Digital em meio à Crise Econômica é a forma mais inteligente de captar novos clientes e mantê-los fidelizados. Aliado as melhorias apresentadas até o presente momento, maior crédito e queda dos juros podem ajudar o varejo no curto prazo. Confira abaixo:
Na última semana, algumas categorias atingiram pico de intenção de compras em 2016. Confira abaixo a intenção de compra para os próximos 30 dias:
Fique atento! Mudanças no comportamento do consumidor geram oportunidades!
Uma boa forma de identificar as maiores oportunidades de melhoria é identificando os piores resultados. Provavelmente é ali que você tem a maior alavanca, onde pequenas melhorias já aumentam muito os resultados.
- Oportunidade: sites estrangeiros perderam mais de 20 milhões de visitas mensalmente com o aumento do dólar
Para isso, é interessante não só analisar o histórico dos dados, mas também comparar com a média de mercado.
Apenas comparar os dados do funil de vendas com dados históricos do seu negócio pode fazer com que você tome decisões precipitadas. Isso acontece porque ao ver uma evolução significativa de um mês para o outro você tem a ilusão de que aquele já é um bom resultado, mas fica sem muitos parâmetros para confirmar isso. Ao comparar seus resultados com os de outras empresas do seu mercado, é mais fácil identificar onde está o gargalo real. Independente de quanto você vem evoluindo, saberá se está abaixo ou acima da média.
Após a crise as pessoas mudaram seu comportamento. Veja abaixo:
- 6% Estão mais conscientes com gastos
- 6% Pesquisa mais antes de comprar
- 2% Poupa/Investi mais o dinheiro
- 3% Cozinha mais em casa
- 7% Aprende coisas com vídeos na internet
Além disso as buscas por desconto e promoções cresceram fortemente no Google:
Mas, mesmo com pouca verba, é possível desenvolver ações para você começar hoje mesmo a melhorar as vendas da sua empresa. Separamos algumas dicas que varejistas vem utilizando constantemente:
- Sugira combos e amplie as vendas: que tal pensar em pacotes de produtos e serviços com mais vantagens aos clientes? Pode ser um desconto ou até um parcelamento diferenciado, para quem contratar mais. Monte ofertas especiais em alguns meses do ano e coloque a sua força de vendas para oferecer. Como exemplo, temos os pacotes de TV + internet + telefone, com vantagens.
- Ações em datas comemorativas: faça campanhas nas datas comemorativas, nas festas de fim de ano ou simplesmente mande um e-mail de feliz aniversário para os seus clientes. Essa é uma forte ferramenta para ser lembrado e, consequentemente, vender mais.
- Fidelização: ofereça vantagens para quem mais compra o seu serviço ou produto e para quem indica a sua empresa. Pode ser um brinde, desconto ou qualquer outra conveniência especial, como parcelamento diferenciado.
A atividade promocional pode impactar a margem do varejista…por outro lado, o comportamento do consumidor também está ajudando no fluxo de caixa dos sites de e-commerce.
Alguns empresários enxergam na Crise uma Oportunidade e conseguem resultados acima da média exatamente por terem um padrão de pensamento acima dos medianos. Na contramão da massa, empresas de sucesso anunciam lucros Records, contratam novos funcionários, expandem seus negócios justamente por terem indicadores de resultados claros e confiáveis, investimentos que maximizam desempenhos.
Imagine poder escolher o perfil do cliente que vai acessar sua propaganda? Seria ótimo né? Então, com o Marketing Digital isso é possível! Devido sua eficiência, a mídia online cresce na contramão da economia brasileira:
Não importa o tamanho de sua Empresa, o Marketing Digital é acessível e temos a possibilidade de diversificar os investimentos com ações assertivas e foco apenas no Público Alvo da Campanha, o que gera menos desperdício de tempo, energia e principalmente recursos financeiros.
Coloque em prática as sugestões e compartilhe conosco outras ideias que usa no seu negócio e poderiam ser aproveitadas por mais empreendedores.
Sucesso e boa sorte!
Fonte: 1. Source: comScore Video Metrix, Platform: Desktop only; Video Type: Total; September 2015 (1) Dados mensais de Setembro de 2015 2. comScore – Dados de Janeiro de 2016 3. Dados internos Google 4. Pesquisa Best em conjunto com E-commerce Brasil – https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/42690/ 5. Ebit – Webshoppers 2016 6. Dados internos Google – crescimento das buscas por promoção, desconto e preços ano vs. ano, ou seja, Jan/16 vs. Jan/15 6. Google Consumer Survey – Amostra: 1010 pessoas entrevistadas no período de 12 a 14 de Janeiro de 2016 – População internautas geral de 18 a 54 anos 7. comScore – Multiplataforma (Desktop + Mobile) 8. Google Consumer Survey – Dados semanais para mais de 20 categorias – 700 respostas por categorias 9. FecomercioSP – http://www.fecomercio.com.br/Estudos 10.Monico Lobenschuss, dicas baratas alavancar negócios, Abril de 2016, bit.ly/alanvarnegocios