Sabemos que muitas pessoas e empresas que possuem uma loja virtual (e-commerce) passam por ‘altos e baixos’ nas vendas, o que causa muita adrenalina no controle das finanças.
Em datas sazonais ocorrem os picos de venda, e em determinados meses o volume de vendas não são satisfatórios. Por isso sugerimos algumas dicas que podem fazer com que você ganhe mais estabilidade, confiança e força nas vendas.
Em 2016, o e-commerce brasileiro deve crescer 18% em relação a 2015 e faturar R$ 56,8 bilhões, de acordo com a ABComm-Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Associação a qual a DDWB é afiliada). O ano deve registrar 190,9 milhões de pedidos nas lojas virtuais, com um ticket médio de R$ 298.
Portanto, preste bem atenção e ponha em prática essas dicas:
1) Invista em selos e certificações
Se você quer se destacar perante a concorrência, precisa passar credibilidade e segurança para os usuários. Abaixo sugerimos algumas opções interessantes:
a)E-bit: Essa certificação reflete a satisfação de consumidores que realmente compraram nas lojas cadastradas. Você pode ter o status de: Loja Diamante, Ouro, Prata, Bronze, ou “Em avaliação”
b)Site Blindado: Utilizado pelos maiores e-commerces do Brasil, essa solução trata dos esforços e necessidades de segurança de sites contra invasões, infecção por malware, roubo de informações e números de cartão de crédito.
c)Certisign: Com o Certificado SSL Certisign você garante aos seus visitantes, usuários e clientes uma troca segura de informações, sem riscos dos dados trafegados serem interceptados ou alterados. São líderes na América Latina e referência no mercado.
2) Promova uma liquidação dos produtos parados em estoque
Produtos que ocupam espaço no estoque e não vendem com facilidade, podem prejudicar seu fluxo de caixa e atrapalhar o crescimento do seu negócio. Por isso caso queira testar uma liquidação, sugerimos começar pelos produtos que:
-Vendem menos de uma vez por trimestre
-Sejam sazonais
-Sejam perecíveis
-Estejam com a data de validade próxima do fim
-Tenham sido substituídos por um modelo mais novo
-Que você não tenha vendido em 1 mês ou mais
3) Implemente atendimento via Chat (atendente virtual)
Essa funcionalidade pode ser mais útil do que você imagina. Muitos usuários compram movidos pela emoção, e por esse motivo, caso ocorra alguma dúvida no processo de compra, é importante que o usuário tenha como interagir com seu suporte para sanar a questão. Entendemos que se o usuário precise mandar um e-mail e aguardar o retorno, você pode perder o “timing” da venda.
Além disso, é uma ferramenta importante para ter um contato mais próximo com seu consumidor, e assim você poderá descobrir problemas comuns entre eles ou preocupações dos clientes.
4) Não ignore a demanda do mercado mobile
Um site responsivo, ou seja, que modifica a disposição dos elementos do site de acordo com o tamanho da tela (smartphone, tablets, etc), aumenta muito o tempo de permanência do usuário no site, por sentir-se mais confortável com a navegação. E uma vez que o usuário navegue por mais tempo, consequentemente tende-se a vender mais. Além disso, é cada vez mais comum que os usuários façam várias coisas ao mesmo tempo, isso significa que se sua loja estiver adequada para acesso via celulares, você poderá ganhar alguns acessos enquanto o cliente está assistindo TV, andando na rua, etc.
5) Ofereça Frete Grátis
Vários estudos mostram que os clientes preferem não pagar pelo frete. Muitas vezes o usuário ao navegar e escolher um produto desejado, ele estabelece que aquele valor correspondente ao produto é o teto do que ele estaria disposto a pagar. Por isso, se você não conceder frete grátis, ele terá a ingrata surpresa desse novo valor no carrinho de compras.
Portanto, entenda que essa ação é uma estratégia de marketing muito vantajosa para o seu negócio.