Se você precisa melhorar sua taxa de abertura, o número de cliques e o relacionamento com sua lista, esse artigo foi feito para você.
Sua lista de emails, assim como seu blog, são ativos de sua empresa, mas sabemos que, com o passar do tempo, a performance de uma campanha de emailmkt, tende a diminuir.
Portanto, inove na comunicação, e siga essas dicas abaixo para entender como você pode otimizar seus resultados rapidamente.
1- Desista de comprar listas de email
Muitas empresas ainda insistem nessa prática, mas acreditamos que esse seja um dos piores investimentos que você pode fazer.
Além de não gerar resultados, pode atrapalhar consideravelmente sua reputação, e fará com que você gaste dinheiro.
Hoje reina o Marketing da Permissão, e só trará engajamento aquele usuário que realmente desejar ter contato com você.
2- Humanize a comunicação
Pessoas tendem a se comunicar com pessoas, por isso, ao invés de enviar emails em nome da empresa, utilize seu próprio nome como remetente e personagem principal da comunicação, falando sempre em primeira pessoa.
Isso criará uma conexão muito forte com seu interlocutor.
3- Pense no título irresistível
Você pode ter um conteúdo maravilhoso e rico. Porém se seu título for fraco, ninguém sequer verá o que existe dentro do email.
Certamente disponibilizar tempo com a elaboração do título será fundamental para a aceitação do seu emailmkt.
Gere curiosidade, seja explícito na transformação causada pelo conteúdo, e procure não extrapolar 70 caracteres. Menos é mais!
4- Pense no mobile
Em nossos artigos, sempre explicamos a importância da inclusão dos dispositivos mobile na construção de suas estratégias. Com email não é diferente. Grande parte dos acessos de leitura de email acontece por celulares, e por isso, a maneira como seu conteúdo é apresentado nos smartphones pode determinar o sucesso de sua campanha.
Não são todas as plataformas que possibilitam essa facilidade, por isso sugerimos o MailChimp, pois é simples, intuito e ainda você pode simular a visualização em celulares antes mesmo de disparar.
5- Ajude, seja um amigo
O que a maioria das empresas ainda não entendeu, é que a geração de valor é, e será cada vez mais fator predominante para a conexão entre pessoas e empresas.
Para criar laços e relacionamento, é importantíssimo que você forneça conteúdo rico, dicas importantes e informação de rápida utilização.
Se você contribuir para o sucesso das pessoas com seu conhecimento, você será bem visto e lembrado no futuro.
6- Não seja egocêntrico
Contar a história da sua empresa é algo muito importante e uma das ferramentas de comunicação mais poderosas, porém durante a comunicação rotineira da sua empresa para com sua lista, você precisa expor a transformação para o usuário.
Mostre para ele como e quanto ele poderá ser ajudado com sua empresa, e evite dizer apenas o quanto você é competente. Ao invés de dizer o quanto sua empresa está crescendo, diga o quanto o usuário poderá crescer com sua contribuição.
7- Recompensas digitais
Você quer ver sua lista de emails aumentar? Então faça por merecer, surpreenda os usuários com algo de valor.
Listamos abaixo algumas opções de recompensas para você escolher e criar a estratégia mais criativa:
-eBooks
-Webinários
-Vídeos gravados
-Minicursos online (sequência de emails)
-Infográficos
-Planilhas e Checklists
8- Insira múltiplos links
Caso sua estratégia seja o direcionamento do email para um site, fanpage ou blog, a matemática é simples: Quanto mais links você colocar, maior será a chance de usuário clicar e chegar a página de destino.
Mas não exagere, use o bom senso.
9- Call to action
Um dos segredos da comunicação é ser objetivo. Não faça com que o usuário tenha que procurar demais para encontrar o que ele tem que fazer. Botões ou Links que chamem para uma determinada ação tem que ficar sempre visíveis. Isso facilitará o acesso e diminuirá a dispersão.
10- O poder do P.S.
Após expor todo o conteúdo do email, você pode usar desse artifício para chamar a atenção do usuário pela última vez. Isso funciona muito bem quando se deseja “mudar de assunto” no final do conteúdo e na maior parte das vezes é usado para um novo Call to Action.