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Tendências de marketing digital: o que esperar no próximo ano?

25 de dezembro de 2017
PUBLICADO EM blog
25 de dezembro de 2017 Marcelo Rama

As estratégias e plataformas estão evoluindo e se desenvolvendo rapidamente nos últimos anos. As tendências de marketing digital se modificam diariamente, fazendo com que os consumidores se envolvam e criem experiências com marcas e canais de comunicação que não existiam há alguns anos.

Com toda essa evolução constante e a mudança dos meios de se comunicar com os consumidores, as companhias nunca estiveram tão entusiasmadas para utilizar essas ferramentas com o intuito de conquistar a atenção de seus clientes e futuros compradores como agora.

Neste post separamos as maiores tendências de marketing digital para 2018 que deverão ser utilizadas por empresas para conquistar novos públicos e fidelizar os atuais clientes.

Continue a leitura do texto tomando nota do conteúdo apresentado, pois essas informações farão toda a diferença no ano novo!

Inovação

Desde 2012 o acesso à internet no Brasil cresceu um total de 22%, e cerca de 36,7 milhões de casas possuem conexão com a rede. Esse número representa um alto crescimento na quantidade de pessoas que recebem e consomem conteúdo todos os dias.

Com a quantidade de pessoas que estão suscetíveis a visualizarem campanhas a partir de estratégias de marketing digital de qualidade, é necessário inovar e apresentar cada vez mais um conteúdo diferenciado dos concorrentes.

Está na hora de inovar e se transformar, pois a nova geração de consumidores gosta de interações diretas. Esse público é atraído por companhias que sejam capazes de se reinventar e apresentar um contato mais pessoal, demonstrando interesse pelos gostos individuais de cada cliente.

Marketing de conteúdo

De acordo com uma pesquisa realizada pela Smart Insights, o marketing de conteúdo foi classificado como a estratégia mais importante para gerar vendas em 2017. A Rock Content também divulgou uma pesquisa apontando que 71% das empresas brasileiras já utilizam essa ferramenta.

O marketing de conteúdo está ganhando um forte espaço entre as tendências para o próximo ano. Essa estratégia é ideal para as empresas que desejam melhorar as conversões e aumentar os leads.

Uma das grandes vantagens de utilizar o marketing de conteúdo é a possibilidade de reduzir as despesas com anúncios e propagandas tradicionais, sem correr o risco de não receber um bom ROI.

Um bom conteúdo é aquele que chama a atenção do cliente e constrói a confiança dele na marca. Essa experiência é responsável por mover o consumidor em todos os estágios do funil até a finalização da compra.

Com essas informações, é possível afirmar que em 2018 o marketing de conteúdo vai continuar crescendo e se tornar um aliado das estratégias de marketing digital para marcas e empresas de todos os ramos.

Chatbots

Se você ainda não conhece o termo chatbot, essa é a hora de aprender. Em uma tradução aproximada, esse termo é utilizado para definir a conversa entre uma pessoa e um robô via chat.

Essa tecnologia inovadora e surpreendente se popularizou a partir da necessidade do contato instantâneo das marcas com os seus consumidores. Os chatbots já podem ser denominados como o SAC do futuro, se destacando a partir dos benefícios proporcionados para as empresas que optam por essa inovação.

As mudanças já estão à disposição dos consumidores em algumas redes sociais, como Facebook Messenger e Skype, que padronizam as respostas por meio de chatbots desenvolvidos por softwares de comunicação.

Sem dúvidas os chatbots vieram para ficar, e a expectativa é de que em 2018 a inteligência desse contato fique ainda mais aprimorada, proporcionando uma experiência mais positiva e produtiva para o cliente.

Vídeos

Considerado valioso por ser responsável pelo aumento do engajamento e crescimento do número de seguidores de muitas marcas, a produção de vídeos tende a crescer cada vez mais. Desde a criação de conteúdos explicativos que ajudam os consumidores a entenderem o objetivo daquele material, vídeos institucionais e transmissões ao vivo, essa ferramenta será destaque entre as tendências de marketing digital.

Além de conquistar o coração dos usuários que adoram assistir vídeos online, segundo uma pesquisa realizada pelo Moovly, os conteúdos que são compartilhados com vídeos incorporados possuem 53 vezes mais chances de ranquear na primeira página do Google.

Cerca de 57% dos consumidores possuem mais confiança para comprar online após assistir vídeos publicados pelas marcas. Uma empresa pode utilizar essa estratégia na hora de conectar as emoções do cliente com os objetivos do conteúdo divulgado, gerando uma relação de confiança.

Mobile marketing

Em 2015, mais de 70 milhões de brasileiros tinham smartphones com acesso à internet diariamente, e o número de usuários que realizam pagamentos online já é duas vezes maior do que em 2014, segundo a pesquisa do Mercado Pago.

Com esses dados positivos a respeito da preferência do consumidor em utilizar os seus aparelhos celulares para consumir conteúdo e realizar trâmites, fica claro que o mobile marketing é uma das tendências de marketing digital para se investir em 2018.

O consumidor valoriza marcas que possuem versões mobile dos sites e blogs — adaptados para os diferentes formatos de tela dos celulares e dos tablets —, o que possibilita a visualização de conteúdos como vídeos, fotos e textos.

Se a sua empresa ainda não pensou na possibilidade de utilizar uma versão mobile, é importante começar a investir nessa inovação para agradar o seu público-alvo e conquistar novos clientes.

Com a ajuda de profissionais capacitados que integram uma agência de marketing digital, é possível conquistar resultados ainda melhores. Escolher uma agência de marketing digital para auxiliar no processo de criação das suas ações de divulgação online é essencial na hora de construir uma campanha coesa e com maiores chances de render os resultados esperados.

A DDWB é uma agência digital localizada há 12 anos na cidade de São Paulo. Com o passar dos anos, a agência também se reinventou, e hoje tem como especialidade o inbound marketing, sites responsivos e as mídias de performance, procurando desenvolver cases de sucesso online para os seus clientes.

Com o auxílio de profissionais capacitados e atualizados nos avanços do marketing digital, a DDWB oferece um trabalho em conjunto com o cliente, sempre procurando integrar as suas ações, fazendo com que a marca em questão seja vista e desejada a partir das campanhas realizadas.

Preparado para colocar as tendências de marketing digital para 2018 em prática na sua empresa? Entre em contato conosco e solicite um orçamento conforme as opções que se adaptam melhor às suas necessidades!

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